Em Par(cerias)!

HFA, Henrique Fernando e Alves S.A
Fevereiro 2023

Num mundo globalizado e por consequência mais interdependente, a responsabilidade social ocupa, cada vez mais, um lugar de destaque na agenda das entidades privadas. Isto coloca-se, devido a uma evolução dos modelos de cidadania individual e empresarial, que resulta numa crescente tomada de consciência face ao mundo que nos rodeia e do papel que as entidades privadas podem desempenhar para tornar esse mundo melhor. É absolutamente necessário, que nos dias de hoje, o papel das entidades privadas, nomeadamente das empresas, passe pela geração de riqueza e emprego, mas também por utilizar a influência social de que dispõem para transformar realidades. É, por isso, essencial fomentar uma cultura e filosofia empresarial que leve em consideração ações de caracter social, estreitando o compromisso das empresas com a sociedade em geral e com as entidades da área social em particular.

As entidades da área social contribuem para a satisfação das necessidades de proteção social, procurando dar resposta às necessidades das populações mais vulneráveis. Assim como tantas outras entidades da área social em Portugal, a CERCIAG tem sido um pilar incontornável do Estado Social. Mas oferecer respostas socias adequadas torna-se mais fácil e eficaz se houver uma estreita dinâmica de cooperação entre os demais sectores da sociedade, nomeadamente entre as entidades privadas e as entidades sociais. A criação desta dinâmica entre as partes permite gerar um impacto positivo e real no mundo em que vivemos. E por isso é que a HFA, sustentada de um forte sentido de responsabilidade, tem desenvolvido iniciativas, de forma voluntária, em benefício da sociedade, tanto na sua dimensão interna, como na sua dimensão externa. Desde a sua criação que adotou uma postura pró-ativa, tentado alinhar a sua missão com a comunidade onde se insere, indo além das suas obrigações económicas, legais e sociais. Pautada por valores éticos e morais, a HFA sempre se preocupou em cultivar uma cultura de solidariedade em prol da comunidade e é desta consciencialização que nasce a ligação entre a HFA e a CERCIAG.
Desde doces típicos até hortas comunitárias, são vários os projetos em que a HFA e a CERCIAG têm trabalhado em parceria. Neste seguimento, a HFA tem contribuído para vários projetos que permitiram não só melhorar as instalações, como também promover o desenvolvimento de atividades que originam retorno financeiro para a Instituição.

Cada vez mais a sociedade contemporânea exige das várias entidades que a compõem um comportamento ético e socialmente responsável. Estes são valores fundamentais para o desenvolvimento de qualquer sociedade. Porque juntos somos mais fortes e podemos gerar impactos mais significativos e porque na HFA trabalhamos todos os dias com a máxima de que Hoje Fazemos o Amanhã.