Em Par(cerias)!

Rialto - Indústria Alimentar, Lda
Abril 2023

A Rialto - Indústria Alimentar, Lda é uma empresa ligada ao ramo da indústria panificadora, sediada na Zona Industrial da Palhaça em Oliveira do Bairro, tendo sido fundada em 1988, com um nome inspirado na ponte Rialto situada em Veneza, Itália.

Nos seus primeiros anos de existência, esta empresa dedicou-se à produção de pão, pastelaria e biscoitos. Com o objetivo de responder a uma nova tendência de mercado e satisfazer o cliente, a Rialto passou a fabricar croutons e pão ralado.

Mais recentemente iniciou-se a produção de pequenas tostas com sabor, snacks de batata e milho, e pedaços de pão tostados com sabor, o que aumentou o nosso portefólio de marcas.

Atualmente tem uma capacidade de produção diária de mais de 20 toneladas de produto final, exportando mais de 60% da sua produção para cerca de 25 países em todo o mundo.

Em 2021, foi distinguida pela Anti Additive Clean Label Organization como vencedora de 2 estrelas nos prémios 'A.A. Taste Awards'.

A Ética Empresarial e a Responsabilidade Social na condução da organização, significando uma visão empreendedora mais preocupada com o contexto social em que a empresa está inserida, sem deixar de se preocupar com a necessidade de geração de lucro, mas como um meio para se atingir um desenvolvimento sustentável e uma melhor qualidade de vida é um dos valores com que a Rialto se encontra comprometida.

Para nós, na Rialto, é fundamental estabelecer relações com entidades da área social, pois consideramos que a Responsabilidade Social é um pilar essencial do nosso negócio. Acreditamos que a nossa empresa tem uma responsabilidade social para com a comunidade onde está inserida e, por isso, procuramos estabelecer parcerias que nos permitam contribuir para o bem-estar das pessoas e do ambiente.

Foi com base neste pressuposto que iniciou a nossa parceria com a CERCIAG.

A nossa relação tem sido muito positiva e enriquecedora. Desde que iniciámos a nossa parceria, temos vindo a colaborar em várias iniciativas e projetos conjuntos, sempre com o objetivo de promover a inclusão social e de contribuir para o bem-estar das pessoas, neste caso, pessoas com deficiência. As áreas de parceria são diversificadas, dependendo das circunstâncias, contexto e oportunidades. Ao longo dos últimos anos, desta ligação com a CERCIAG, resultou a integração profissional de dois trabalhadores com deficiência na Rialto; campanhas publicitárias da Rialto no âmbito de eventos dinamizados por esta organização; ou inúmeros apoios em géneros em diferentes ações e projetos da CERCIAG, sensibilizando a comunidade para a temática da deficiência.

Acreditamos que esta parceria tem sido mutuamente benéfica, sendo que o impacto e objetivo principal é sempre sobre as pessoas com deficiência que a CERCIAG apoia. Não sendo a missão principal da Rialto, a área social é uma responsabilidade partilhada, no âmbito da qual esperamos continuar a partilhar projetos e histórias.


Yuri Silva
Responsável do Departamento de Marketing