Informação CORONAVÍRUS

ACTUALIZAÇÃO 06-11-2020
A revisão ao Plano de Contingência contemplou a revisão de:
- Plano de Contingência;
- Todos os anexos associados.

ACTUALIZAÇÃO 26-10-2020
A revisão ao Plano de Contingência contemplou a revisão do seguinte anexo:
- Procedimento de Visitas ao Lar Residencial.

ACTUALIZAÇÃO 14-10-2020
A revisão ao Plano de Contingência contemplou a elaboração e disponibilização do seguinte anexo:
- Procedimento de Rede de Retaguarda RH (LR, CA e DAD).

ACTUALIZAÇÃO 18-09-2020
A revisão ao Plano de Contingência contemplou a elaboração e disponibilização do seguinte anexo:
- Procedimento de Gestão de Resíduos Hospitalares.

ACTUALIZAÇÃO 19-05-2020
A CERCIAG procedeu a nova actualização de medidas do Plano de Contingência, de acordo com a Resolução do Conselho de Ministros de Ministros n.º 33-C/2020 e conforme orientações emanadas pelas Tutelas e Direcção Geral de Saúde.

A revisão ao Plano de Contingência contemplou ainda a elaboração e disponibilização dos seguintes anexos:
- Plano de Acção para Reabertura de Serviços da CERCIAG;
- Procedimentos específicos para os serviços de Limpeza e Desinfecção, Transportes, Refeitório e Bar, Entrada e Saída de Recursos Humanos e Clientes e Atendimento ao Público;
- Procedimento do Centro de Actividades Ocupacionais;
- Procedimento do Centro de Formação e Emprego;
- Guião para Famílias/Significativos;
- Guião para Colaboradores.

ACTUALIZAÇÃO 18-03-2020
A CERCIAG procede a nova actualização de medidas do Plano de Contingência, nos seguintes termos:

- Suspensão das actividades do Departamento de Formação de 16-03-2020 a 09-04-2020.
- Implementação do regime de Teletrabalho para o Centro de Recursos para a Inclusão, com apoio psicoterapêutico à distância a alunos dos Agrupamentos de Escolas dos Concelhos de Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Oliveira do Bairro e Sever do Vouga.

A CERCIAG está disponível para esclarecer qualquer dúvida sobre estes procedimentos.

A Direcção da CERCIAG e todos os seus colaboradores mantêm-se disponíveis e atentos a todas as necessidades dos seus clientes, famílias, colaboradores, parceiros e comunidade, pelos contactos já disponibilizados: telefone fixo 234 612 020, ou pelo endereço electrónico cerciag@cerciag.pt

Somos solidários com as medidas superiormente tomadas e consideramos essencial que todas as pessoas adoptem comportamentos de prevenção adequados que nos permitam, o mais breve possível, retomar a normalidade das nossas vidas, nas funções pessoais e institucionais.

ACTUALIZAÇÃO 15-03-2020
A CERCIAG, no âmbito da sua resposta de Centro de Actividades Ocupacionais (CAO), sem prejuízo de manter a orientação transmitida anteriormente de encerramento desta resposta, garante condições de acolhimento para os utentes cujos responsáveis exerçam profissões consideradas essenciais, a saber, profissionais de saúde, das forças e serviços de segurança e de socorro, incluindo os bombeiros voluntários, e das forças armadas, os trabalhadores dos serviços públicos essenciais, de gestão e manutenção de infraestruturas essenciais, bem como outros serviços essenciais.

ACTUALIZAÇÃO 14-03-2020
Por determinação do Governo, e em sequência do Comunicado emitido pela Secretária de Estado da Acção Social, considerando as orientações recebidas até ao momento, a CERCIAG actualiza as medidas do Plano de Contingência, nos seguintes termos:
- Encerramento do CAO – Centro de Actividades Ocupacionais, de 16-03-2020 a 09-04-2020;
- Suspensão das actividades do Departamento de Formação pelo prazo provisório de uma semana (16-03-2020 a 20-03-2020);
- Manutenção em funcionamento dos serviços de Apoio Domiciliário e Lares Residenciais, com permanente acompanhamento das medidas de contingência.

Informamos que, por decorrência do encerramento destas estruturas, as famílias que precisem de se ausentar do trabalho para assistência a familiar com deficiência, independentemente da idade, têm que apresentar à entidade empregadora o seguinte formulário: DECLARAÇÃO DO TRABALHADOR POR CONTA DE OUTREM.
A CERCIAG está disponível para esclarecer qualquer dúvida sobre este procedimento.

Ainda de acordo com as orientações recebidas, é disponibilizado a todos os familiares o contacto de referência, “para efeitos de comunicação de necessidades específicas que necessitem de ser comunicadas”, designadamente “situações de suspensão ou de contágio que possam ocorrer após o encerramento das respostas sociais”.
A CERCIAG estará em permanente contacto com as famílias, procurando assegurar as necessidades mais prementes dos seus clientes.
Pese embora o encerramento e suspensão de alguns serviços, a CERCIAG continua em funcionamento mantendo a restrição de acesso a todas as pessoas externas à Organização.
Qualquer contacto pode ser estabelecido através do 234 612 020 ou cerciag@cerciag.pt.

Estas medidas têm efeito imediato, podendo ser agravadas a qualquer momento.

ACTUALIZAÇÃO 13-03-2020
Face aos desenvolvimentos das últimas horas, a CERCIAG reforça medidas supletivas ao Plano de Contingência:
- Manutenção em funcionamento de todos os serviços, com reforço das medidas de contingência.
- Deslocalização dos Lares Residenciais para o Edifício Sede, como medida preventiva de diminuição de exposição a riscos.
- Restrição de visitas aos Lares Residenciais, bem como saídas não necessárias ao exterior.
- Dispensa profiláctica de trabalhadores que apresentem sinais evidentes de gripe.
- Restrição de acesso a todas as pessoas externas à Organização.

Estas medidas têm efeito imediato, podendo ser agravadas a qualquer momento.

REVISÃO 11-03-2020
A Direcção da CERCIAG, reunida em 11 de Março de 2020, considerando as directrizes que nos têm chegado dos Entidades Reguladoras e do Governo Português, informa os seus clientes, famílias, colaboradores, entidades parceiras e comunidade, que procedeu à revisão do seu Plano de Contingência, que se encontra activado por período indeterminado e enquanto se justificar.
Caso as variáveis actuais face à situação que se vive ou as orientações emanadas pelas entidades competentes se alterem este Plano de Contingência será reavaliado e a Direcção agirá em conformidade.

03-03-2020
Considerando o actual estado de emergência de Saúde Pública, declarado pela Organização Mundial de Saúde, e atendendo às mais recentes evoluções da propagação da infecção por doença respiratória causada pelo agente Coronavírus (COVID-19) tendo como referência as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), a CERCIAG definiu e aprovou o seu Plano de Contingência Interno.
Este documento está ainda em linha com a Orientação Nº 006/ 2020 de 26 de Fevereiro de 2020 da Direcção Geral de Saúde para a infecção pelo COVID-19 e define o nível de resposta e de acção da CERCIAG para minimizar os riscos de transmissão do agende patogénico.
Uma das consequências da pandemia, se vier a acontecer, será o elevado nível de ausências ao trabalho que provocará a consequente perturbação no normal desenvolvimento das actividades, podendo levar em caso extremo à paralisação do exercício da actividade da instituição. Perante o quadro e cenários que se afiguram, a resposta a esta ameaça passa pela definição dum Plano de Contingência orientador da actuação a seguir pela instituição numa situação de profilaxia de algum caso suspeito.

Plano de Contingência (REVISÃO A 06 DE NOVEMBRO)
Fluxograma de Comunicação (ACTUALIZADO A 06 DE NOVEMBRO)
Folheto Informativo
Folheto "Perceber o Coronavírus"
DECLARAÇÃO DO TRABALHADOR POR CONTA DE OUTREM
(Esta declaração é descarregada directamente do website da Segurança Social. Em caso de demora, aguarde.)