Notícias

Loja de Vender Poetas em Águeda – APCC e CERCIAG
2019-10-10
Um dos grupos de teatro da APCC, designado Projecto Estúdio, teve a brilhante ideia de no ano passado, abrir numa antiga loja desocupada na cidade de Coimbra, a Loja de Vender Poetas, inspirada no livro “Vamos Comprar um Poeta”, de Afonso Cruz.
O desafio foi descobrir a poesia que existe dentro de cada um, através da experiências como escutar poemas ou “criar” o seu próprio poeta.
Esta Loja esteve aberta por um dia (10 de Outubro), também em Águeda, tendo sido dinamizada pelos alunos do ensino básico e secundário das escolas do concelho. À semelhança destes alunos, o nosso Grupo teve um papel importante. A convite da Dra. Helena Marques, da Biblioteca Municipal Manuel Alegre, ficámos responsáveis por elaborar o material/adereços para a respectiva Loja. Para tal estivemos presentes no dia 24 de Setembro, numa oficina na Quinta da Conraria da APCC, com o objectivo de elaborar o material, que depois terminámos de reproduzir na CERCIAG.
No dia 8 de Outubro, juntamente com estes alunos, estivemos presentes num ateliêr, conduzido pela professora de Teatro da APCC Adriana Campos, para entregar o material reproduzido e para preparar a Loja.
Por fim, visitámos a Loja de Vender Poetas, onde foi possível escutar poemas, “comprar” o nosso próprio poeta e inventar uma história que tivesse o nosso toque pessoal.
Agradecemos o convite que nos foi feito e a possibilidade de participar nesta iniciativa, descobrindo a poesia que há dentro de nós.
Um grupo de “Inutilistas” da CERCIAG.